Os Ásanas da Yoga
Os Ásanas compõem a parte física da Yoga. Podemos dizer que são exercícios físicos que trabalham músculos, articulações, tendões, ativam glândulas e órgãos fazendo com que tudo em nosso corpo funcione em sincronia.
- Execução dos Ásanas:
- Caso você tenha algum problema de saúde, consulte seu médico antes de tentar os exercícios.
- Como você está fazendo os ásanas sem a supervisão de um professor de Yoga, execute-os com bastante suavidade e consciência.
- Caso sinta algum desconforto, encerre sua prática e procure um profissional qualificado.
- Gestantes e mulheres em período menstrual não devem fazer a prática.
- Mantenha a respiração sob controle. Durante os exercícios, ela deve ser profunda e ritmada.
- Se não conseguir manter a respiração completa, procure ao menos raticar a respiração abdominal.
- Os movimentos para cima são acompanhados por inspiração (ar entra, abdmone se projeta para fora) e os movimentos para baixo, por expiração (ar sai, abdomem se contrai para dentro).
- Use roupas confortáveis e maleáveis que não prendam os movimentos como shorts, calça bailarina, camiseta, tops ou um agasalho de moleton para os dias mais frios.
- Pratique descalço ou com meias/sapatilhas antiderrapantes, se for o caso.
- Dê um espaço de, pelo menos, duas horas entre uma refeição e a prática de Yoga.
- Pratique sobre um tapete que não escorregue - preferencialmente um tapete de EVA com grossura mínima de 0,5mm, ou tapete próprios para prática de atividades físicas (como cochonetes, etc). É importante que o piso seja macio mas ao mesmo tempo bastante firme.
- Os ásanas são executados apenas uma vez para cada lado, compensando cada posição
- A execução do ásana deve ser firme e de maneira confortável. Ponha atitude em sua prática!
- Procure ficar no ásana por um bom tempo. A permanência é quesito básico para uma boa prática. Permaneça, ao menos, contando cinco respirações.
- Após a prática, fique deitado alguns instantes e relaxe cada músculo, permitindo que seu corpo possa assimilar os benefícios dos ásanas.
- Também é aconselhavel associar o final da prática dos ásanas com o relaxamento e a meditação.
2 comentários:
Encontro com freqüência em blogs e sites listas de recomendações desse tipo. Eu mesmo já as utilizei, mas depois notei que há alguns riscos em compartilhar informações genéricas. Por exemplo:
1) Expirar para abaixar: em retroflexões geralmente é mais seguro inspirar.
2) 5 respirações de permanência: esta orientação só é útil para praticantes que dominaram a respiração completa.
Etc.
É natural que seja difícil praticar e ensinar hoje o yoga tal como era praticado e ensinado no passado -- apenas o mestre e o discípulo. Mas talvez possamos fazer algo pra abandonar os generalismos, por mais que a necessidade de ensinar grupos e o desejo de compartilhar informações sobre o yoga nos conduza a isso.
gostaria e saber porque é q após o relaxamento, uma pessoa com dor ciática, esta, apenas se manifesta, qdo ela se vira para o lado esquerdo para a posição fetal?
Postar um comentário