sexta-feira, 8 de abril de 2011

Atuação e Efeitos dos Ásanas


Atuação dos Ásanas

Um mesmo ásana pode ter variações dentro da mesma família ou em ásanas de famílias distintas.

Assim algumas posições, aparentemente próximas, estão classificadas como famílias distintas de ásanas, pois na sua execução a atuação interna é bem diferenciada.

Agora vamos classificar um ásana como membro de determinada família em função de diferentes técnicas e áreas de atuação: flexão da coluna, abertura pélvica, efeito muscular (força), alongamento, equilíbrio, invertidas.
A utilização dessas descrições serve para que a execução da técnica seja melhor compreendida, e não para definir o efeito do ásana, que é muito mais amplo.


Efeitos dos Ásanas

O Yoga não tem como objetivo os efeitos corporais mais externos, mas sim o desenvolvimento interior. Apesar de algumas pessoas buscarem apenas a Yoga como ferramenta para terapia, melhoria da saúde ou simplesmente para desenvolvimento de força, devemos nos lembrar que a proposta original do Yoga é ser uma filosofia de autoconhecimento. Ou seja, o concílio ente alma, mente e corpo; o equilíbrio entre as partes e o bem-estar de forma geral.

Poderíamos dizer:

"Determinado ásana produz uma vasta gama de efeitos sobre o corpo denso e sutil, que variam para cada pessoa e também de acordo com as demais técnicas somadas à prática. É esperado, entretanto, que a maior parte dos praticantes sinta uma solicitação corporal e desenvolvimento mais intenso em relação à esse ásana".

Nenhum comentário:

Últimos Posts

Confira também:

Related Posts with Thumbnails