sábado, 12 de dezembro de 2009

A Sabedoria da Ayurveda




A SABEDORIA DA AYUR-VEDA

Texto: Tânia Maria Sales


A Ayur-Veda é um sistema completo da medicina milenar da índia, do qual fazem parte o Yoga, o Relaxamento e a Meditação.
Ayur-Veda é uma palavra sânscrita onde Veda significa o conhecimento, o saber e Ayur indica “corpo vivente religado ao mundo pelos cincos sentidos”. Assim, pode-se traduzir Ayur-Veda como a ciência da vida humana.
O objetivo principal da Ayur-Veda é manter a vida humana no seu nível mais elevado, tanto em termos físicos quanto espirituais. Aplicar um tratamento ajur-védico significa equilibrar a homeostase do corpo, seja pelas ervas, pelos alimentos, pela massagem ou pela meditação. A saúde é a ordem, a doença é o distúrbio. Existindo assim no interior do corpo humano uma interação constante entre ordem e o distúrbio. O ambiente interno do corpo reage de modo permanente ao ambiente externo; o distúrbio ocorre quando os dois estão em desequilíbrio.
O desequilíbrio, causa da doença, pode provir da consciência por uma atitude negativa em relação à vida que pode se manifestar em seguida no espírito, onde o germe da doença pode se encontrar oculto na região mais profunda do inconsciente sob a forma de cólera, medo ou fixação. Existe, portanto, uma ligação direta entre a alimentação, os hábitos, o ambiente e os problemas emocionais.
Mente e Corpo fazem parte de um sistema único, são formados de uma matéria única que se manifesta em cinco energias ou estados:
-Éter e Ar = Energia VATA
- Água e Fogo = Energia PITTA
-Terra e Água = Energia KAPHA

Nós somos governados por essas três energias (DOSHAS): Vata, Pitta e Kapha que são derivados dos cinco elementos: água, fogo, terra, ar e éter. Os doshas expressam as características únicas de cada ser humano: assim como cada um tem suas impressões digitais, também cada um possui a quantidade dos cinco elementos individual, ou seja, não existe um ser humano igual ao outro.

Nenhum comentário:

Últimos Posts

Confira também:

Related Posts with Thumbnails