quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Ásana: Definição, Limites e Permanência



Ásana é qualquer posição desde que firme e agradável. Isso também nos remete à estabilidade e conforto. E já que é agradável, até mesmo aos olhos, também liga-se à estética. Resumindo a essência do ásana: posição firme, confortável, estável, estética, sendo agradável em todos os sentidos.

Para os iniciantes, não é interessante chegar ao máximo da posição logo de início pois se a permanência for longa, a posição fica desconfortável. E se a posição não for confortável, bom, então não é ásana (basta lembrar da definição acima).

Mas isso não quer dizer que você não deva se superar, buscando aumentar seus limites. Mas tudo isso deve ser feito de maneira orgânica, constante e, lógico, disciplinada.

Com o tempo você aprende a ficar mais tempo em uma posição menos avançada, conhecida como a fase pasiva do ásana. Depois, durante mais alguns segundo, você passa a exigir um pouco mais da posição, passando à fase ativa. É nesse momento que você chega ao seu limite.

Busque praticar ou acompanhar seu instrutor dentro do possível, mas lembre-se da definição do ásana e respeite os seus corpos físico e energético.

“Conquanto possa forçar um pouco, jamais leve ao extremo de resistência. Após a prática você deve estar se sentindo melhor, mais dinâmico, mais leve e bem disposto do que antes de iniciá-la. (DeRose)”

Nenhum comentário:

Últimos Posts

Confira também:

Related Posts with Thumbnails