segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Pratyahara



Pratyahara

Pratyahara é a quinta parte do Ashtanga Yoga. Quando o discípulo passou por todas as partes anteriores ele está apto a praticar a abstração dos sentidos externos. Embora seja uma prática interesante, poucos discípulos chegavam até ela. O motivo disto é obvio. Foram necessários pelo menos 48 anos de discipulado para chegar até este ponto. Se levarmos em consideração que na época de Patañjali a expectativa de vida era em torno de 30 anos, fica fácil entender que poucas pessoas chegavam neste nível de treinamento.
Se uma pessoa decidisse aprender Ashtanga Yoga com 15 anos, acrescentemos o tempo de treinamento, 48 anos, e teremos nada menos que 63 anos. Muito além das expectativas de vida do homem comum.
Por volta do ano de 1200 d.C. Marco Polo, numa de suas viagens ao oriente em busca de especiarias, relata ter conhecido um grupo de homens quem viviam até 150 anos e que eram chamados de Yogi.
Como eram poucos os discípulos que chegavam até os estágios finais do Ashtanga Yoga, uma versão mais moderna preferiu excluir alguns aspectos. Criada no século XV o HathaYoga fez muito sucesso.

Nenhum comentário:

Últimos Posts

Confira também:

Related Posts with Thumbnails