Os mudrás também desempenham um importante papel na arte da cura indiana; eles são utilizados para despertar as energias nos chakras e também para harmonizá-los.
Os chakras são centros de captação, armazenamento e distribuição de energia (prána). Existem milhares desses centros espalhados no corpo, porém os mais importantes são os setes que se encontram na extensão da coluna e cabeça, esses são os mais importantes por estarem ligados a glândulas do nosso corpo físico.
No quadro abaixo está a correspondência dos dedos com os chakras, as glândulas e os elementos que constituem a matéria (tattwas).
- Relação dos dedos com os mudrás:
Quando indicamos que alguém deve “pensar na vida”, nós o fazemos apontando o dedo indicador (elemento ar) para a cabeça.
Quando queremos nos referir a um gesto sexual, mostramos o dedo médio (elemento fogo).
Utilizamos o dedo anular (elemento água) para unir casais. Casamento = casa (unir) + mento (coração/mente). Não por acaso essa união é o elemento água, que diz respeito a nossas emoções e sentimentos.
Reis e rainhas de todos os tempos usavam anéis no dedo mínimo (elemento terra) para simbolizar a prosperidade sobre a matéria.
O dedo polegar (elemento éter) é o do espírito e representa a elevação. Quando uma situação está bem, costumamos levantar o polegar para representar o fato.
Quando praticamos um mudrá com a mente concentrada (manas mudrá), podemos facilmente estimular os cinco elementos representados nos dedos.
Elemento - Dedo
Terra - Mínimo
Água - Anular
Fogo - Médio
Ar - Indicador
Éter - Polegar
Fonte: diversas
Nenhum comentário:
Postar um comentário