quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Os Mudrás - Correspondência com os Chakras e os Dedos

Os mudrás também desempenham um importante papel na arte da cura indiana; eles são utilizados para despertar as energias nos chakras e também para harmonizá-los.

Os chakras são centros de captação, armazenamento e distribuição de energia (prána). Existem milhares desses centros espalhados no corpo, porém os mais importantes são os setes que se encontram na extensão da coluna e cabeça, esses são os mais importantes por estarem ligados a glândulas do nosso corpo físico.

No quadro abaixo está a correspondência dos dedos com os chakras, as glândulas e os elementos que constituem a matéria (tattwas).

- Relação dos dedos com os mudrás:


Quando indicamos que alguém deve “pensar na vida”, nós o fazemos apontando o dedo indicador (elemento ar) para a cabeça.

Quando queremos nos referir a um gesto sexual, mostramos o dedo médio (elemento fogo).

Utilizamos o dedo anular (elemento água) para unir casais. Casamento = casa (unir) + mento (coração/mente). Não por acaso essa união é o elemento água, que diz respeito a nossas emoções e sentimentos.

Reis e rainhas de todos os tempos usavam anéis no dedo mínimo (elemento terra) para simbolizar a prosperidade sobre a matéria.

O dedo polegar (elemento éter) é o do espírito e representa a elevação. Quando uma situação está bem, costumamos levantar o polegar para representar o fato.

Quando praticamos um mudrá com a mente concentrada (manas mudrá), podemos facilmente estimular os cinco elementos representados nos dedos.

Elemento - Dedo
Terra - Mínimo
Água - Anular
Fogo - Médio
Ar - Indicador
Éter - Polegar


Fonte: diversas


Nenhum comentário:

Últimos Posts

Confira também:

Related Posts with Thumbnails