terça-feira, 4 de agosto de 2009

Mudrás - O que são?



Mudrá

É o gesto ou selo que, reflexologicamente, ajuda o praticante a conseguir um estado de receptividade superlativa. Mesmo os que não são sensitivos podem entrar em estados alfa e theta já nesta introdução. (Fonte: Faça Yoga Antes que Você Precise)

Mudrá é a linguagem gestual; significa gesto, selo ou senha.
Deve ser pronunciado sempre com “a” tônico. Provém da raiz “mud”, alegrar-se, gostar. É uma palavra do gênero masculino (O Mudrá).
Literalmente pode traduzir-se como “aquilo que outorga encanto, força ou poder”.

Eles são usados no Yôga (um dos seis pontos de vista do hinduísmo) para penetrar em determinados setores do inconsciente coletivo, conectando o praticante às origens de sua linhagem de Yôga. Em alguns livros, aparece traduzido como símbolo, mas tal tradução não é correta, uma vez que símbolo, em sânscrito, corresponde à palavra Yantra.

Em Yôga, mudrá designa os gestos magnéticos e reflexológicos feitos com as mãos. São gestos de poder. Sua prática cria estados alterados de consciência, como elevação de kundalini e consciência do próprio eu e do Universo que nos cerca.

Assim, deve-se praticar com empenho os diversos mudrás a fim de despertar a poderosa deusa kundaliní que dorme fechando a porta de acesso ao Absoluto (sushumná nádí).
Os mudrás na tradição tântrica estão intimamente relacionados ao plano metafísico, ao registro akáshico, o espaço suprafísico onde se encontra armazenado todo o conhecimento prévio e futuro da humanidade. Sua utilização busca realizar determinados estados de consciência através da simbologia e das mensagens contidas em gestos arquetípicos que atuam de forma reflexa e por associação neurológica.

Os mudrás influenciam a forma como percebemos a energia vital aumentando seu caudal e canalizando-o para potencializar o estado geral de saúde, expandindo as percepções, disciplinando a mente e aprofundando o estado de meditação.

Cada gesto ou selo produz uma infra-estrutura psicofísica e predispõe o praticante a um estado interior. Os mestres são de opinião que o mudrá possui quatro “estados” ou “poderes” especiais e distintos, que são:

• identificação;
• assimilação;
• domínio;
• desenvolvimento


“O Mudrá prepara o praticante para um estado interno de identificação em que este, concentrado e interiorizado no gesto, controla a força adquirida e a dirige para qualquer parte de seu corpo ou para fora dele”. (Kulamava Tantra)

Os mudrás aparecem em todas as tradições influenciadas pelo Tantra (budismo, hinduísmo, gnose, teosofia etc.). No Ocidente é comum um gesto de oração ou prece no qual se unem as duas mãos, palma com palma (o que na Índia se chama de pronan mudrá).

- Budismo: O Mudrá está sempre relacionado a um Mantra e um Mandala. Juntos eles formam os três segredos do universo, pensamento, verbo e ação.

- Dança Indiana: Quando usados em dança indiana, os Mudrás frequentemente são chamados de Hastas, sânscrito para "mãos".
- Hinduismo: As pinturas e esculturas ao personificar uma divinade no Hinduísmo são complementadas sempre com asanas e mudras. Sendo os mudras um componente essencial de caracterização da divindade e o que ela representa.

Os mudrás são também usados em algumas técnicas marciais

Fontes: diversas

Nenhum comentário:

Últimos Posts

Confira também:

Related Posts with Thumbnails