Os Ásanas: Estética e Execução
O ásana é uma posição corporal que, se bem executado, deve ser estável e confortavél. Esteticamente, com a execução correta, o ásana transmite o sentimento de beleza, força e harmonia. É sensorial, pois está relacionado ao sentimento e as sensações geradas durante a sua execução. As sensações geradas durante sua execução ficam em destaque do resto das coissa que estão sendo observdas. O praticante acaba trazendo a atenção à sua execução, ao seu corpo e seus sentimentos. A permanência com a respiração profunda e controladas e a localização da consciência decorrem naturalmente da permanência no ásana.
Seguem alguns princípios para a boa execução do ásana:
A expressão facial influencia todo o organismo. Manter um sorriso no rosto e a expressão descontraída é o primeiro passo.
Localização da consciência na região masi solicitada pelo ásana, mantendo também a atenção na coluna vertebral para que a postura fique correta e não a sobrecarregue.
Quando possível, adicione mudrás (gestos reflexológicos feitos com as mãos) aos ásanas. Isso impactua não só esteticamente, mas também na atuação, permanência e força dos ásanas.
Quando a planta do pé estiver apoiada no solo, procure manter o calcanhar estendido – é bastante utilizado nas demonstrações e coreografias. A variação do calcanhar fletido (quando os dedos dos pés é puxados pelas mãos) desenvolve a força e alongamento e é comumente utilizado para treinamento.
Ainda, esteticamente, os extremos do corpo tem um impacto visual maior, por isso é importante estender ou flexionar completamente pernas e braços.
É importante manter ângulos definidos e alinhamento conscientes entre os pés (quando juntos, afastados ou paralelos), braços e pernas.
Inicie a execução do ásana com a variação mais simples e depois passando para as variações mais avançadas. Não utilizar de repetição e permanecer o maior tempo que for possível e confortável. Mas supere-se!
Praticar regularmente, mesmo as variações mais simples, para que trabalhe a exigência muscular e execute com segurança até mesmo as variações mais avançadas.
Cada ásana tem uma linha de força que envolve o posicionament o/alinhamento correto do tronco, cabeça, braços e pernas. Procure descobrir as linhas de força e utilizar a tração do corpo ou repouso muscular para reforçar essas linhas.
Fonte: http://www.yoganataraja.com.br/artigo_completo.php?id=7
2 comentários:
quando executamos um ásana com toda perfeição, estamos com meio caminho andado para a nossa consciência que está lentamente seguindo ¨"o caminho" Monica Mendes
Concordo Monica. Uma boa postura, persistência e determinação na execução dos ásanas nos leva à perfeição e consequentemente à consciência corporal.
Bjsss
Postar um comentário