quinta-feira, 16 de julho de 2009

Yoga e Surf

Bom, vou resumir e comentar sobre um texto que lí esta semana no jornal do Metro sobre A Prática de Ioga e o equilíbrio no Surf.

Muitos vêem o mar e as ondas como uma energia líquida diferente de qualquer outra. O surfe permite que o corpo seja estimulado e com a ajuda da yoga traz longevidade, força, flexibilidade e calma para manter a pessoa equilibrada durante a prática.

Assim sendo, uma respiração e mente controladas são essenciais para o surf. O controle da mente e a respiração fluída são quesitos básicos para situações onde os níveis de adrenalina podem chegar às alturas.

Além disso, a prática da yoga previne lesões, fortalece e dá resistência ao corpo (e claro, à mente).

Exemplos práticos: quando o surfista está remando para trás das ondas, ele utiliza-se de seus ombro e costas; o quadril faz manobras quando está de pé; ele precisa manter seu controle mental e respiratório quando necessita voltar à superfície. Dai a Yoga irá ajudar o praticar a ter a flexibilidade necessária dos quadris, a descontrair os ombros e costas (reduzindo tensões e evitando lesões) e ao controle emocional que ajuda a reduzir os batimentos cardíacos.

A prática regular, combinada com o controle da respiração, ajuda o surfista a permanecer calmo e centrado sobre as manobras desafiadoras das ondas. E mais, ajudá-o nas respostas musculares e rápidas necessárias às manobras, tornando- o mais ágil e leve... como se estivesse com o controle das ondas.

Fonte: Metro – 14/07/09 – Romina Cguiness (Metro World News)

Últimos Posts

Confira também:

Related Posts with Thumbnails