quarta-feira, 29 de julho de 2009

Ásana e a Mente - Sobre Limites


Sobre Limites

Devemos sempre conhecer e respeitar nossos próprios limites. É o primeiro indício de sabedoria e o primeiro passo para vencer suas limitações através da superação.

Os orientais dizem que " devemos ser cautelosos como uma raposa que caminha no gelo fino, sondando cada palmo do gelo a ser atravessado. Assim ela não rompe a fina camada e não molha nem mesmo a cauda". ( I CHING- o livro das mutações)

O princípio é o mesmo na Yoga: o ásana é o caminho a se percorrer, medindo cada passo, sentindo cada movimento e os coordenando com a respiração. Na prática visa sempre a disciplina e humildade para percorrer etapas, checando o terreno, estabelecendo nossos limites e avançando aos poucos de modo seguro.

Para chegar nessas condições é necessário silenciar a mente. Se silenciarmos as vozes de nosso ego, angústias e desejos, passaremos a ouvir apenas o nossa voz interior que nos conduz nesses avanços e nos aconselha nos momentos de recuo. Assim, evitamos sobrecarregar ou colapsar as articulações e músculos do corpo, evitando lesões e outros impactos emocionais negativos.

É importante aprendermos a “caminhar” na direção de nossos objetivos ao contrário de “lutar” por eles. A “luta” carrega em si um significado de violência, de estipular perdedores e vencedores e, por ser um “desejo” é externo e vem do ego. O “caminhar” é uma “vontade” interna e vem do coração, tornando-se sagrada.

Por isso precisamos nos disciplinar e aprender a ouvir através do silêncio.

Fonte: http://www.yogabrasil.com.br/artigos/

Nenhum comentário:

Últimos Posts

Confira também:

Related Posts with Thumbnails