terça-feira, 28 de julho de 2009

Ásana e Permanência


“Ásana é [a postura do corpo], firme e agradável. [O ásana] transcende-se ao relaxar no esforço e meditar no infinito. Assim, consegue-se o estado de transcendência das dualidades.”
Yoga Sutra, II:46-48. – (Patañjali)

Muitos ásanas são dífíceis, exigem força e concentração. É muito importante se superar (tapas = auto superação) nas posições e permanecer. A prática com outras pessoas incentiva a continuar a persistir.

As vezes é difícil permanecer na posição: parece que os ponteiros do relógio se arrastam ou estão congelados. A concentração na respiração e na posição ajudam nesse processo de permanência.
O corpo começa a tremer, a doer, parece que se chega ao limite de suas forças. É nesse momento em que deve-se inspirar lenta e profundamente e persistir.
O tremor do corpo tende a passar mas daí inicia-se a batalha interna: as emoções e a mente nos armam das cabeças aos pés, instigando-nos a desistir da permanência. Nesse processo o controle da mente é fundamental e respirar... respirar... e respirar! Não deixe que suas emoções sabotem sua permanência. Permaneça firme e forte na posição; deixe essa guerra interna de lado e somente quando a vencer, desfaça a postura. Vitória afinal!

Daí você descobre que há muito mais por trás de um simples alongamento e esforço muscular. Li em algum lugar que “Os ásanas são aqueles que nos conduzem há um universo onde os músculos, as articulações, os órgãos e os ossos são o espelho das nossas experiências passadas. Carregados do que somos. O simples fato de colocar o corpo de uma forma única nos leva a uma experiência diferenciada. A permanência nessas porturas ajudam a dissolver condicionamentos desenvolvidos ao longo das vidas. A liberar emoções presas nos chakras e a permitir que essa energia escoe por todo o nosso Ser. Levando esta energia a entrar em comunhão com o restante do corpo-mente. Nos tornando inteiros de consciência. Pura consciência.”

Com o tempo moldamos nosso corpo em uma postura e passamos a fazer parte dela de “corpo e alma”. Imergimos na respiração conrolada e estável e tomamos consciência de cada centímetro do nosso corpo. Em cada respiração o prana invade nosso corpo e nós sentimos a postura; literalmente fazemos uma “viagem interior” pelo desconhecido.


Fonte: http://www.yoga.pro.br/artigos.php?YogaId=8om56b3ehn7pkf04qbs8ctfpv0&cod=705&secao=3026

2 comentários:

Daniel Tonet - Goiânia / GO disse...

O ásana é uma das partes mais fascinantes do Yôga.

Vick disse...

Concordo com vc Daniel! É a melhor parte...

Últimos Posts

Confira também:

Related Posts with Thumbnails