sábado, 18 de julho de 2009

2º Chakra - Umbilical ou Sexual (Svadhisthana) – Chakra Esplênico


2º Chakra - Umbilical ou Sexual (Svadhisthana) – Chakra Esplênico

O segundo chakra também chamado esplênico, sacro ou do baço, é responsável pela energização geral do organismo, e por ele penetram as energias cósmicas mais sutis, que a seguir são distribuídas pelo corpo. Quando esse chakra é estimulado, propicia uma boa captação energética.

Mantra: VAM

Localização:
Região umbilical (2 cm. abaixo do umbigo), entre o osso púbico e o umbigo - acima dos genitais, também alinhado com a coluna e abre-se para frente.

Faixa de ação:
Dos genitais até abaixo da boca do estômago

Função:
Onde são elaboradas as questões do cotidiano como:desejos, manutenção das espécies, sensualidade, paixão e apegos materiais

Palavra-chave: Cotidiano

Cor: Laranja, a cor interior das águas.

Elemento: Água.

Símbolo:
Lótus de 6 pétalas

Principio básico:
Reprodução criativa do ser

Função dos sentidos:
Paladar

Glândula correspondente:
Glândulas sexuais- ovário, próstata, testículos.

Hormônios correspondentes:
Estrógeno, Testosterona.

Do ponto de vista anatômico:
Os órgãos associados a esse centro energético são os quadris, ovários, útero, as tubas uterinas, a pélvis a região lombar, os rins a bexiga, o intestino grosso, Tudo que é líquido como o sangue, a linfa, os sucos digestivos, o esperma.

Aspecto:
Relacionados com as necessidades básicas associado à sexualidade e auto-estima, ao poder pessoal e ao poder no Mundo; dá acesso ao corpo emocional em seu nível mais próximo do corpo físico; abriga a nossa criança interior.
As imagens de nossa existência, de vidas passadas e traumas ficam guardadas nesse Chakra. A capacidade de dissipar antigas emoções é também desenvolvida por meio deste chakra - as principais energias fecundantes e acolhedoras que permeiam toda a natureza, parte de um processo de criação continuo, que se expressa em nós mesmos por intermédio na forma de sentimentos e ações criativas, se expressa no plano físico pela ação desintoxicaste e eliminadora dos rins e da bexiga. Já, no nível psíquico é vivenciado através do desprendimento e do livre fluxo dos sentimentos através dos quais estamos prontos a experimentar a vida original e sempre nova.

Vogal:
É ativado pela vogal “o” fechado, como na palavra sono. A vogal “o” liberta um momento circular, desperta a profundeza dos sentimentos levando à totalidade circular nas quais as energias masculinas e femininas alcançam a unidade, um harmonioso e fluente jogo de forças conjuntas.

Cromoterapia:
Laranja, estimulante e renovador. Liberta de padrões emocionais cristalizados, sentimentos de autovalorização,e desperta a alegria do prazer sexual.

Contato com a natureza:
Luar, Água límpida.

Força positiva:
Purificadora levando a fluir

3 comentários:

Julio disse...

Muito interessante o Site...

Anônimo disse...

Muito instrutivo!

aparecida(pichica) disse...

Obrigada por me proporcionar este vídeos maravilhoso, que Deus abençoes sempre,Namastê

Últimos Posts

Confira também:

Related Posts with Thumbnails