quinta-feira, 16 de julho de 2009

Yamas e Niyamas - Parte II

1) YAMA = DOMINIO
São regras de moralidade para a sociedade e para o indivíduo. Não sendo obdecidos, acarretam o caos, a mentira, a violência, furto, ambição e trazem dor e ignorância. São elas:

AHIMSA - NÃO-VIOLÊNCIA
Refere-se anão machucar um outro ser vivo, nem verbal e nem fisicamente. O yogin tem natureza mansa e compaixão para com todas as criaturas.

SATYA - VERDADE
A verdade é a regra de conduta e moralidade. A mente deve pensar a verdade, da boca só devem sair palavras verdadeiras, e toda a vida deve estar assentada na verdade

ASTEYA – NÃO ROUBAR
A liertação do desejo de possuir o que é de outrem afasta as grandes tentações (más ações, cobiça e roubo). O desejo é inimigo da tranquilidade.

BRAHMACHARYA - CELIBATO
Enfatiza a importância de haver controle sobre a vida sexual.

APARIGRAHA – NÃO COBIÇAR
Torna a vida tão simples possível, treinando a mente para não ressentir-se da perda ou falta de alguma coisa.


2) NIYAMAS:
São regras de conduta e disciplina individuais. São elas:

SAUCHA – PUREZA
Os bons hábitos de banho purificam o corpo externamente. Os ásanas e os pranayamas limpam-no internamente. Mais importante do que a limpeza física é a limpesa da mente, das emoções perturbadoras (como a paixão, ira, luxúria e orgulho). Essa limpeza interior traz luz e alegria, benevolência. A oureza do corpo é essencial para o bem-estar, explusa a dor psicológica, a preguiça e o desespero.
A alimentação pura também é necessária. Os seres humanos são as únicas criaturas qie comem quando não estão com fome, geralmente vivendo para comes, e não comendo para viver. O yogin deve comer para sustentar-se,e não deve estimular as luxúrias do paladar.

SANTOSHA – CONTENTAMENTO
O contentamento e a tranquilidade ocorrem quando o espírito está vazio de desejo. O contentamento deve ser cultivado. A mente descontente não se concentra. Um homem contente é um ser completo.

TAPAS – AUSTERIDADE
Significa um esforço a favor ou contra os ventos pra a execução de um objetivo bem definido. Envolve a purificação, a disciplina e a constância. A vida sem Tapas é como um coração sem amor.

SVADHYAYA – EDUCAÇÃO DE SÍ PRÓRPIO
“Sva” significa “seu próprio” e “adhyaya significa “estudo” ou “educação”. Através de svadhyaya o praticante entende a natureza de sua alma.

ISHVARA PRANIDHAMA – ENTREGA AO SENHOR
Quem sabe que toda a criação pertence ao Senhor não se enche de orgulho, nem embriaga-se com o poder. Quand bhakti (devoção) flui na mente, o resultado é força mental e iluminação espiritual. O yogin que aprende a arte de dedicar suas ações ao Senhor reflete a divindade que há dentro de si.

Fonte: Yoga, Corpo e Alma – Regina Shakti

Nenhum comentário:

Últimos Posts

Confira também:

Related Posts with Thumbnails