quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Mantra Yoga


Mantra Yoga

O Mantra Yoga é a técnica do yoga que usa todos os elementos intrínsecos do som em busca do Samádhi. Muito confundido com o Bhakti Yoga, pois este também usa os mantras. O Mantra é o aspecto mais sensível do Bhakti. Sensível pois o som pode ser percebido pela audição. Entretanto, no Bhakti Yoga usamos apenas um dos aspectos do Mantra Yoga.

Vamos entender o porque. A palavra mantra é a contração de duas outras palavras manas (pensar) e tra (intrumento). Mantra então é instrumento do pensamento. Mantra então, não é cantar hinos ou kirtans simplesmente.

Mantra é um poderoso instrumento do ego para desenvolver habilidades mentais. Tais habilidades mentais podem ser simples ou complexas. Das habilidades simples podemos destacar uma que todos os indivíduos humanos saudáveis desenvolvem durante o período escolar. A multiplicação simples. Recitamos um tipo de mantra (3x3=9) com o intuito de desenvolver habilidades matemáticas.
A neurolinguística recentemente começou entender este processo. Ela ainda caminhará muitos passos até chegar ao grau de conhecimento conseguido pelos praticantes deste tipo de Yoga.
No Bhakti Yoga é usado apenas um tipo de mantra (existem 3). E este tipo é subdividido em duas técnicas os kirtans e os japas. Os mais apreciados são os kirtans.
Como pode ser observado, o Mantra Yoga tem muito mais a oferecer.

Um comentário:

Anônimo disse...

Respeito sinceramente o comentário escrito anteriormente, e primeiramente presto minhas mais humildes reverências ao seu intérprete. Mas gostaria de falar um pouco a respeito da Bhakti-yoga. Por si só é um instrumento de liberação da alma espiritual através de vários aspectos descritos por vários mestres de diferentes raízes filosóficas. Primeiramente a associação: todos os mestres afirmam que a associação entre devotos chamada Sanga é fundamental para alavancar a vida espiritual de um sadhaka ( caminhante praticante ), segundo a filosofia: sem jnana (conhecimento) ficaríamos atados à ignorância típico da alma condicionada, o conhecimento liberta a alma do sofrimento, Tamas, a ignorância ata . Terceiro: os bhajans (canto congregacional dos mantras), O Senhor Krishna afirma no Bhagavad-gita, "àquele que canta minhas glórias com amor e devoção, eu sou o pronto libertador e " para quem me ama com amor e devoção sinceras Eu dou a compreensão para o qual a pessoa pode vir a Mim. Quarto: a prasadam ( alimento espiritual) os devotos após lerem filosofia, associarem-se, cantarem mantras, tomarão a prasadam, purificando deste modo corpo, sentidos, mente e inteligência. O Bhagavad-gita afirma que a Bhakti-yoga é o Rei da educação e educação e muito agradável de ser praticado. Quanto o cantar do mantra sozinho tipo japa, tem efeitos muito poderosos, mas a Bhakti não seria bem atrativa ? Todas as glórias aos devotos reunidos, Hari OM

Últimos Posts

Confira também:

Related Posts with Thumbnails