terça-feira, 7 de agosto de 2012

Frequência na Prática

Frequência na Prática


Hoje vou comentar um pouco sobre a prática constante da yoga. Começo por uma frase que li num livro e que considero importante:
 
“A prática nem sempre leva à “perfeição”, mas com certeza melhora qualquer que seja a atividade a qual você se dedica.”

E como em qualquer outra área de nossa vida, quem não pratica tem muito menos chance de aprender e progredir.

Muitas pessoas querem praticar yoga e já esperam  de imediato não só resultados no visual (corpo) como ter alongamento de atleta olímpico e força de um lutador. Não é bem assim... cada pessoa tem seu ritmo, suas limitações e seu tempo para evoluir.  Portanto, a evolução é gradual, as vezes lenta e as vezes mais rápida no princípio da prática. Cada um é cada um.

A regularidade na prática é um fator primordial para a obtenção de resultados. Disciplina. Determinação.  A prática regular passará a ter efeitos sobre todo o seu estilo de vida ampliando seus limites atuais (físicos, mentais e emocionais).

“Melhor praticar por pouco tempo com regularidade do que por muito tempo de modo irregular.”

Outra vez a questão da regularidade e disciplina. Arranje tempo, programe-se, dedique-se. Leve a sério.

Seguido das premissas acima, temos também a questão mental. Durante a prática, concentre-se no seu corpo e em sua respiração. Ouça-os, inteprete-os. Descobra seus próprios limites em determinados ásanas (posturas) e espere pacientemente para dar o próximo passo – isso lhe ajudará a expandi-los. Acredite, cada milímetro conseguido em um alongamento, cada segundo a mais em uma postura, já é uma vitória.

Esteja mentalmente presente em sua prática, escute seu corpo.

“Estar mentalmente presente e respeitar os próprios limites a cada dia ajuda a prevenir lesões.”

Yoga é um estado de mente. Com a prática regular sua percepção do mundo ao redor, seu controle sob o corpo e suas emoções  e sua capacidade de aquietar a mente aumentam.  Tudo isso é evolução, é qualidade de vida, é sabedoria.


Pratique com frequência, respeite seus limites e esteja sempre mentalmente presente!

Nenhum comentário:

Últimos Posts

Confira também:

Related Posts with Thumbnails