sexta-feira, 25 de março de 2011

Mitologia Hindu: Saraswati

 
Saraswati

Saraswati / Sarasvati é a esposa de Brahma, o deus da criação universal (criador do mundo) e a mãe dos principais sábios, ascetas e vários deuses do universo.
Ela é conhecida por ser uma mulher muito bela, com sua refulgente beleza e seu corpo é branco como o leite. As vezes, ela pode ser vista montada em um cisne, tocando um instrumento de cordas conhecido como Veena, tocando sitar (um instrumento musical), portando uma rudraksha de diamantes e segurando os livros Védicos.
Saraswati sempre está sobre uma flor de lótus, que indica sua transcendência.

Ela é conhecida também por outros nomes como VANI, BHARATI, GIRA, BRAHMANI, SHARADA, e VIDHATRI. 

Na Índia existe um rio sagrado com o nome de Saraswati, por isso ela é conhecida como a deusa dos rios. Os sábios orientais, antes de começar qualquer leitura, sempre invocam o nome de Saraswati para que ela conceda a perspicácia e o discernimento necessários para o aprendizado, pois dizem que a chave para os planos superiores é o conhecimento. Diz a lenda que as pessoas que buscam sabedoria devem orar para Saraswati.


Saraswati é a deusa hindu da sabedoria, das artes e da música e a shákti, que significa ao mesmo tempo poder e esposa de Brahma.


Ela é a protetora dos artesãos, pintores, músicos, atores, escritores e artistas em geral. Ela também protege aqueles que buscam conhecimento, os estudantes, os professores, e tudo relacionado à eloquência. Seus símbolos são um Cisne e um Lótus Branco.

Saraswati também é o nome de um rio extinto da Índia, do vale do rio Indo, onde se desenvolveu a civilização Sarasvati-Sindhu, por volta de 3000 a.C.. O rio foi redescoberto por satélite no fim do século XX.

A esta deusa era consagrado o chamado dia de Savitu-Vrta, normalmente comemorado no dia 16 de maio.

___



- Outros Nomes da Deusa:

* Vag Vadini
deusa da eloqüência

* Vach
deusa da voz e da fala

* Brahmi
deusa esposa de Brahma

* Maha Vidya
deusa do conhecimento supremo

* Sarada 
doadora da essência primal

* Vagish Vari
origem da linguagem

* Maha Sarasvati
origem primal
-

2 comentários:

Silvia Duarte disse...

Adorei seu blog!! É lindo, lindas fotos, e os textos são muito bons! Virei seguidora. Sou praticante de yoga e gosto muito de mitologia.
Visite meu blog:
www.magiaenatureza.blogspot.com
Beijo

Vick disse...

Oi Silvia!

Desculpe a demora por responder mas andei com problemas nas postagens das repostas. Agora está resolvido, assim espero.

E fui ver seu blog, é lindo! Já tô te seguindo ;-)

Bjs e boa semana pra vc.
Vick

Últimos Posts

Confira também:

Related Posts with Thumbnails