Yoga Para Eliminar o Stress
Quem é que não se sente (ou já se sentiu) estressado?
Com o estilo de vida que levamos sofremos um turbilhão de fatores estressantes. Mundo caótico, violência, trabalho, trânsito, noticiários de TV entre tantas outras coisas nos tiram do sériom nos tiram dos “eixos”, sobrecarregando nossas glândulas suprarrenais. A adrenalina liberada de forma inadequada acaba pesando no nosso corpo físico e nosso emocional é bombardeado.
Praticar Yoga com frequência nos ajuda a nos livrar das tensões e stress do dia-a-dia.
Os ásanas são uma ótima maneira de trabalhar o físico e o emocional, combatendo ou amenizando o stress e seus sintomas. A atenção que damos ao corpo no momento da prática de yoga acaba por ser uma pausa bem-vinda às preocupações habituais. Além, é claro, de renovarmos a nossa energia, focarmos nossa mente e aquietarmos nosso turbilhão interno.
Saimos da prática renovados, mais conscientes do nosso corpo, mais alinhados física e mentalmente.
No caso do stress e cansaço físico e mental, existem alguns ásanas que ajudam a nossa mente e corpo a relaxar. São ásanas que ajudam a reestabilizar as energias, combater o stress e a criar reservas de energia.
Eis algumas posturas revigorantes (e relaxantes!):
variação com apoio nos joelhos |
1) Deite de costas no solo, mãos e pés ligeiramente afastados. Feche os olhos e pratique a respiração simétrica. Vá relaxando a cada expiração e procure esvaziar a mente.
Está difícil aquietar os pensamentos? Foque sua atenção na respiração. Foque sua atenção em determinadas partes de seu corpo como dedos das mãos, pés, ombros, e vá relaxando. Se preferir, coloque uma música suave ao fundo.
variação com pernas esticadas |
2) Deite de costas com a lombar e costas apoiadas num cobertor dobrado. Dobre os joelhos (ainda no solo) e deixe que as plantas dos pés se toquem; mantenha as mãos afastadas do tronco, pousadas no solo e com as palmas viradas para cima. Deixe a respiração acontecer naturalmente. Relaxe.
3) Deite de costas no solo. Una as pernas, inspire a as erga. Tire então as costas do solo e tente pousar os pés (ainda com as pernas estendidas) atrás da cabeça, no solo. (postura do arado)
4) Sente-se sobre os calcanhares, com os joelhos afastados. Coloque uma almofada ou cobertor dobrado sobre a virilha. Dobre o torso para frente e apoie na almofada/cobertor. Estique os braços para frente e apoie-os no chão com os cotovelos alinhados. Descanse uma das faces do rosto sobre a almofada/cobertor. A cada expiração sinta a pressão da almofada/cobertor sobre a barriga como se fosse uma massagem suave. Permaneça algum tempo nessa posição e depois pratique virando a outra face na almofada/cobertor. (salamba balasana)
5) Sente no solo com as pernas estendidas á frente e unidas paralelamente. Inspire e erga os braços. Ao expirar desça as mãos em direção aos pés. Relaxe as costas. Se quiser, você pode usar uma almofada sobre as pernas para relaxar a extensão dos braços sobre ela. Permaneça nela no mínimo por um minuto.
Inspire para retornar.
(salamba paschimottanasana – flexão para a frente sentada)
Estes foram apenas alguns exemplos de ásanas relaxantes. Existem muitos outros!
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário