sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Os Estilos de Hatha Yoga




ESTILO DE HATHA YOGA CARACTERISTICAS PRINCIPAIS
Iyengar Yoga (B.K.S. Iyengar) É caracterizado pela precisão na execução de posturas psico-físicas e pelo uso de vários instrumentos auxiliadores, como faixas, blocos, etc.
Ashtanga Vinyasa Yoga (Pattabhi Jois) A principal característica é o vinyasa, uma série de movimentos que funciona como um pente energético que limpa o corpo entre uma postura e outra.
Bikram Yoga (Bikram Choudhury) Sistema composto por 26 posturas que são executadas numa seqüência padronizada numa sala aquecida a 38 a 43° centígrados.
Yoga Integral (Swami Satchidananda) Integra diversos aspectos do corpo-mente por meio de uma combinação de posturas, técnicas de respiração, relaxamento profundo e meditação.
Kripalu Yoga (Swami Kripalvananda) É um Yoga de três estágios especialmente adaptado às necessidades dos praticantes ocidentais.
Vinyoga (T. K. V. Desikachar) Trabalha com um “processo seqüencial”, em que a respiração é deliberadamente coordenada com as posturas.
Sivananda Yoga (Swami Vishnudevananda) Sua prática inclui a seqüência de Saudação ao Sol e mais uma série de 12 posturas; contém exercícios respiratórios, relaxamento e recitação de mantras.
Ananda Yoga (Swami Kriyananda) Sua principal característica são as afirmações ligadas às posturas e também os singulares exercícios de energização.
Kundalini Yoga (Yogi Bhajan) O objetivo desse estilo é o despertar da força kundalini através de posturas, controle da respiração, recitação de cânticos e meditação.
Yoga da Linguagem Oculta (Swami Sivananda Radha) Busca o autoconhecimento através da exploração do simbolismo intrínseco das posturas.
Yoga Somático (Eleanor Criswell-Hanna) Busca o desenvolvimento corpo-mente através de uma abordagem que integra os princípios yogues tradicionais e as modernas pesquisas psicofisiológicas.
Anusara Yoga (John Friend) É descrita como o Yoga orientado pelo coração, inspiração espiritual, fundamentada num profundo conhecimento externo e interno do alinhamento do corpo.
Tri Yoga (Kali Ray) Combinam o ato de fluir e sustentar posturas enfatizando movimentos de ondulação da coluna, economia de movimento e sincronização de respiração e mudrá.
Jivamukti Yoga (Power Yoga) (Sharon Gannon e David Life) Utiliza uma prática física vigorosa combinada com os fundamentos filosóficos igualmente fortes das tradições antigas do Yoga, Vedanta e metafísica.
Ishta Yoga (Mani Finger) Mescla a filosofia de outras vertentes, como o hatha, o tantra e a ayurveda.
Fonte: FEUERSTEIN, G. 2005, p. 53-55

KUPFER, P., obra disponível na internet em: http://www.yoga.pro.br/artigos.php?cod=76&secao=3035, 25 de agosto de 2007, 16:20.

Fonte: http://yogaequalidadedevida.wordpress.com/category/yoga/

Um comentário:

Cris Ássimos disse...

Oi, querida
Muito bonito seu blog, parabéns! Passei por aqui para conhecer um pouco mais de yoga, já que estou pensando em praticá-la. Obrigada pelas informações.
Aproveito para convidá-la para conhecer o meu Beleza da Alma, que é uma espaço sobre espiritualidade universal, linguagem emocional do corpo, técnicas de curas naturais e inteligência emocional.
http://crisassimos.blogspot.com

Grande abraço!

Últimos Posts

Confira também:

Related Posts with Thumbnails