Vinte e Um Encorajamentos para Sermos Diligentes
I. Como Atender um Mestre Espiritual
e o Treinamento Básico da Mente
1. O Lamae o Treinamento Básico da Mente
Quem quer que aspire se libertar da masmorra da ignorância samsárica
Deve antes de tudo confiar em um professor espiritual.
No início, vocês devem ser sábios em buscar por um professor;
No meio, devem cuidar dele [assim] como [cuidam] de sua própria vida através dos três modos para agradá-lo;
E no fim, devem receber sua mente de sabedoria, como um vaso sendo preenchido até a boca.
Sem a confiança sobre um professor espiritual, não haveriam buddhas através dos três tempos;
Sem sermos cuidados por ele, nunca obteremos a liberação;
Quem quer que esteja sob seus cuidados alcançará a terra do êxtase eterno.
O Lama é a fonte de um oceano de siddhis.
Portanto, sejam diligentes em confiar nele da maneira correta.
2. O Nascimento Humano Precioso
Agora explicarei um pouco sobre o treinamento básico da mente.
A cidade da liberação é como uma grande ilha de jóias,
O samsara dos três mundos é como um oceano ilimitado,
Aquele que aspira à liberdade é como um forte cavalo,
O guia, o Lama, é como um bom capitão,
O corpo humano abençoado com liberdades e dotes é como um precioso navio.
Tendo considerado as causas, símiles e comparações numéricas,
Se vocês não extraírem agora a essência desta vida humana,
Como poderão esperar obter essa liberdade novamente?
Portanto, sejam diligentes em extrair a essência de suas liberdades e dotes.
3. A Impermanência
A morte e a impermanência nos fazem sentir como uma lamparina de manteiga ao vento —
O mensageiro do Senhor da Morte é mais rápido que o relâmpago.
Se vocês não montarem o cavalo do forte empenho,
Como alcançarão a margem distante do samsara?
Sejam diligentes em não ter quaisquer necessidades ordinárias.
4. O Karma
As infalíveis leis da causa e efeito são similares ao plantio de sementes.
Se falharem em distinguir minuciosamente o que deve ser feito e o que deve ser evitado
Quanto às ações positivas e negativas, sejam grosseiras ou sutis,
Como vocês poderão ceifar a colheita da virtude?
Portanto, lembrando-se da causa e efeito, sejam diligentes nas ações que vocês fazem ou evitam.
5. O Sofrimento
Os três mundos do samsara são como um continente de ogras,
Enganosamente atrativas na guisa de uma bela —
Se vocês não cortarem drasticamente os nós dos apegos,
Como alcançarão a outra margem do oceano da existência?
Portanto, sejam diligentes em cortar profundamente o agarramento dentro de si.
6. O Refúgio
A preparação para todos os Dharmas virtuosos é tomar refúgio.
Se não assentarem o fundamento de todos os votos,
Vocês serão como uma criança construindo castelos de areia infinitamente.
Como vocês obterão a mansão excelente e eterna?
Portanto, sejam diligentes em observar os preceitos dos votos de refúgio, a raiz de todos [os outros votos].
7. A Bodhichitta
O grande caminho atravessado por todos os buddhas e bodhisattvas
É a mente iluminada da bondade amorosa e da compaixão, tanto como compromisso quanto como prática —
Se vocês não treinarem na troca ou equação de si mesmo com os outros,
Como abrirão o tesourou do altruísmo?
Portanto, sejam diligentes em desenvolver a atitude iluminada do Mahayana.
8. A Purificação de Vajrasattva
Os meios grandes e fáceis para purificar nesta vida
Os atos não-saudáveis acumulados durante muitos éons
São a característica especial do Mantrayana —
Se vocês não aplicarem os pontos chave do antídoto das quatro forças,
Como escaparão da armadilha dos dois obscurecimentos?
Portanto, sejam diligentes em praticar a recitação e meditação sobre Vajrasattva.
9. A Oferenda de Mandala
Chamamos de Buddha àquele que guia os três mundos da existência
Como resultado de ter acumulado mérito e de ter se purificado durante muitos kalpas.
Se alguém tão obscurecido quanto eu não fizer esse mesmo esforço,
Como ele obterá o fruto do amadurecimento e purificação?
Portanto, sejam diligentes em fazer oferendas de mandala, que trazem acumulação e purificação.
10. O P'howa
Se vocês não tiverem a confiança de que podem dominar as experiências do bardo,
Sem estarem seguros sobre o método fornecido pelo hábil e compassivo para os grandes pecadores
Atingirem energeticamente o estado búddhico sem meditar,
Como poderão escapar dos tortuosos desfiladeiros do bardo da existência?
Portanto, sejam diligentes em tomar o caminho da transferência [de consciência].
11. O Chöd
Para o yogi dotado de confiança na visão e meditação,
Todas as experiências agem como um leque ajudando um fogo a queimar —
Se vocês não tiverem o Dharma supremo da pacificação do sofrimento,
Como cortarão os elos amarrados pelos quatro demônios?
Portanto, em todos os tempos, sejam diligentes na prática de cortar completamente o ego.
II. A Prática Principal
12. Os Três VotosEm segundo, explicarei um pouco sobre a prática principal.
Se a renúncia, os votos da liberação pessoal, a compaixão, a bodhichitta
E a união de aparências e vacuidade do Mantrayana secreto —
Os pontos vitais dos três votos — não estiverem completos,
Como vocês atingirão o estado búddhico consumado?
Portanto, sejam diligentes em cultivar a atenção e a preocupação cuidadosa.
13. O Conhecimento
Alguém com conhecimento insuficiente se parece como uma pessoa mutilada tentando escalar uma rocha;
Alguém que estuda as escrituras para se tornar um erudito
É como uma pessoa que procura por armas letais.
Resumindo, se não conhecerem sua própria tradição,
Como vocês — como uma pessoa cega perdida no meio de uma vasta planície — encontrarão o caminho?
Portanto, sejam diligentes em trazer sua experiência à sua profundidade última.
14. Os Sinais de Realização
Como sinal de ter aprendido, seu orgulho deve recuar;
Como sinal de ter meditado, suas emoções devem diminuir —
Se não há sinais dizendo que vocês fundiram o Dharma com seu ser,
Como um mero reflexo de conhecimento e meditação fará alguma bem?
Portanto, sejam diligentes em domar o seu próprio ser.
15. Os Três Venenos
A tradição espiritual dos sutras e tantras é imensamente vasta;
Porém, não há outro modo de examinar as emoções obscurecedoras, os três venenos —
Na raiz de todos, se vocês não subjugarem suas próprias mentes caprichosas,
Como cortarão a raiz principal do samsara?
Portanto, sejam diligentes em escrutinar suas próprias faltas.
16. Os Três Veículos
Sem confiança em cada um dos três veículos —
Nos votos da liberação individual, dos bodhisattvas e dos mantras —,
Para cortar aquela velha árvore dos três venenos
Que está de pé no meio da planície do samsara,
Como poderiam haver meios de transformar os seres de diferentes disposições mentais?
Portanto, sejam diligentes em suprimir a raiz, os três venenos.
17. Domando os Três Venenos
De acordo com o treinamento para a liberação individual,
Cortaremos cada folha e cada galho ao custo de grande dificuldade;
De acordo com o Mahayana, faremos apodrecer as raízes
E em seguida os galhos e folhas secarão todos de uma vez;
De acordo com o Mantrayana, experienciaremos tudo como o caminho,
Assim como um pavão que se alimenta de plantas venenosas —
Se vocês não realizarem o objeto real disto,
Como se tornarão um vaso para os três votos?
Portanto, focalizem diligentemente sobre os meios de domar os três venenos.
18. Os Três Votos
Se os três votos não forem transmutados, vocês não realizarão sua unidade.
A árvore dos preceitos do Bodhisattva, enraizada nos votos de liberação individual,
produz os frutos do Mantrayana —
Se vocês não tiverem confiança no modo de melhorar suas respectivas qualidades,
Como poderão levar os três votos no caminho?
Portanto, sejam diligentes nesta raiz de todos os Dharmas.
19. Desenvolvimento e Completude
Apesar de a visão clara e de o orgulho [divino] firme serem enfatizados no estágio de desenvolvimento,
Ter consciência dos significados simbólicos e da natureza ilusória
Permite que o estágio de completude transcenda os quatro extremos conceituais —
Se vocês não realizarem a união do desenvolvimento e da completude, dos meios e da sabedoria,
Como se desembaraçarão dos apegos dualistas?
Portanto, sejam diligentes em perceber aparência e vacuidade como inseparáveis.
20. A Natureza Última
De acordo com a Grande Perfeição, os fenômenos são o vasto jogo das aparências.
Quando treinarem em experienciar todas as aparências como ilusões vazias de realidade,
Se vocês não realizarem que as aparências são a mente e que tudo é a pureza primordial,
Como poderão expressar isto como palavras convencionais?
Portanto, sejam diligentes em manter o reconhecimento da natureza última.
III. Conclusão
21. A Não-meditaçãoPor último, explicarei a parte conclusiva.
A não-meditação é a meditação suprema.
Porém, se os principiantes forem atraídos pela mera palavra "não-meditação",
Eles cairão presas da distração. Então, se vocês não desenvolverem diligência,
Uma estabilidade inicial na meditação não os levará à liberação;
Portanto, sejam diligentes em manter a continuidade do estado desperto.
Se praticarem deste modo, vocês realizarão os desejos de seu Lama,
Recompensarão a bondade de seus pais e realizarão tanto as suas metas quanto as dos outros.
No presente, vocês terão um estado mental feliz;
Definitivamente, vocês obterão a cidadela de Samantabhadra.
Ó discípulos afortunados do pai único, Pema,
Não deixem estes Vinte e Um Conselhos para Sermos Diligentes
Sobre as paginas deste livro, mas coloquem-nos sobre suas mentes!
Estas palavras foram ditas pelo velho pai ignorante, sem Dharma, com longos cabelo e sem pensamentos, Kama Raja [Tertön Pegyal Lingpa (1924-1988)].
Tendo sido requisitado por um yogi de nome Druk, em uma carta acompanhada por finos presentes,
E persuadido por discípulos liderados pelo diligente praticante Ngador, que disse que eles precisavam de um conselho assim,
Eu, o pior discípulo na excelente linhagem
Do supremo e autêntico Lama Jamgön Dharma Mati [Jamyang Khyentse Chökyi Lodrö (1893-1959)],
Escrevi isto no excelente e glorioso lugar sagrado de Senge Dzong Ke'u Tsang.
Pelo mérito disto, rogo para ser capaz de levar todos os seres sencientes, sem esforço,
Ao nível de Samantabhadra, a expansão absoluta interior.
Possam as aspirações de todos os devotos ser realizadas!
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