sábado, 9 de março de 2013

Yoga Para Tratamentos Específicos: Obesidade



Yoga e Obesidade

 A obesidade está ligada não somente à fatores genéticos e físicos, mas também à uma vida sedentária e à uma alimentação inadequada. Em alguns casos, a obesidade e a dificuldade em perder peso está intimamente ligada à fatores emocionais e psicológicos.

Nossa mente é nosso "carro condutor". O que cultivamos nela, levamos para nossa vida pessoal e interior. Por isso o yoga não é só uma prática física que meramente ajuda a perder ou controlar o peso. O yoga vai mais além: ajuda a equilibrar as funções dos órgãos internos, a perda de água acumulada no organismo, melhor funcionamento dos intestinos e sistema digestivo de um modo geral. O metabolismo agradece!

E claro, no fator psicológico e emocional, com a prática dos pranayamas (respiratórios) e meditação, ajudamos a controlar nossas emoções negativas (tais como a ansiedade, stress, inquietude, instabilidade emocional, depressão etc) e transformá-las em energia positiva, canalizando-as para o bem-estar do praticante.

Mas como sempre digo: cada caso é um caso. Cada organismo reage de uma forma diferente: em algumas pessoas os resultados são logo evidenciados; em outras, requer-se um pouco mais de tempo.
Só não espere que o Yoga resolva todos os seus problemas! O Yoga é uma ferramenta para o bem-estar que irá ajudá-lo a cuidar de seu corpo de forma mais positiva. E é de você que deve sempre partir as ações para que essa mudança seja gradual, efetiva e positiva em sua vida!

Pratique:

A sequência de saudação ao sol ajuda a queimar calorias
Posturas em pé
Flexões para trás
Inversões a vontade.


Observação:

Caso o excesso de peso se deva a condições emocionais, mantenha uma pratica regular de ásanas e inclua e concentre-se no pranayama e meditação para acalmar as emoções, os nervos e a ansiedade.

Alinhe a prática de yoga com uma alimentação saudável (isso é importantíssimo!!!!). Procure um bom médico ou nutricionista e mãos à obra!

Nenhum comentário:

Últimos Posts

Confira também:

Related Posts with Thumbnails