terça-feira, 14 de junho de 2011

Como Escolher os Ásanas para a Prática de Yoga


 Como Escolher os Ásanas para a Prática de Yoga

Para escolher os tipos de ásanas para a prática, você tem que levar em consideração alguns pontos.

Primeiramente:


1) A influência da força de gravidade sobre a corrente sanguínea

2) Movimentação e equilíbrio Vertebral


- A Gravidade:

A gravidade é quem puxa seu sangue na direção do centro da terra. Por isso quando estamos de pé a oxigenação das células, a distribuição de força, os reflexos neurológicos e mais uma série de eventos são influênciados pelo simples fato de você estar de pé.
Quando você senta, mudam as variáveis e os resultados.

Já que o centro de Gravidade muda quando estamos em pé, sentados ou deitados,  temos então que observar as posições dos ásanas que podem ser:


a. Em pé
b. Sentado
c. Deitado
d. Invertido


- A Movimentação e o Equilíbrio Vertebral

A coluna vertebral é reponsável em proteger vários feixes nervosos que saem de seu cérebro e vão para todos os lugares do corpo. Ao movimentar sua coluna você está movimentando estes feixes nervosos e estimulando indiretamente aquilo ao qual estes nervos estão conectados.

Por isso precisamos aprender a deixar nossa coluna como uma pilha de moedas, uma vertebra sobre a outra, torcê-la, movimentá-la para a direita, esquerda, para frente e para trás.

Tendo em vista a movientação da coluna, devemos observar e fazer as diferentes posições:

a. De equilíbrio
b. Latero flexões
c Ante flexões
d. Retro flexões
e. Torções



- O Que Mais Podemos Fazer?

Além das movimentações já citadas e da observância do centro de gravidade, podemos, ainda, incluir na prática as aberturas pélvicas, ásanas musculares e trações.


Precisamos usar os critérios juntos para criar um balanceamento que na minha modesta opinião é o melhor que existe.

De uma forma geral, você executará ásanas em pé (com equilbrio, flexões e torções) e a mesma coisa com ásanas sentado e deitado. Você pode executar uma abertura pélvia quando for sentar e um ásana muscular como passagem para um outro ásana, como por exemplo, quando for passar para a invertida.
Para finalizar a prática, permaneça algum tempo na invertida.
Esta não é necessariamente uma ordem absoluta, mas sim uma indicação.

O importante é balancear um pouco de cada modalidade, observando sempre o centro de gravidade, a movimentação e coordenando com a respiração.

3 comentários:

Bel disse...

obrigada querida, seus posts são otimos. Namaste.

Vick disse...

De nada, Bel! ;-)

Namasté
Vick

Ale disse...

Tenho uma dúvida e talvez possa auxiliar-me... Estou fazendo algumas aulas abertas de yoga e fiquei muito interessada. No entanto, tenho medo de praticar sozinha em casa por não saber exatamente se há uma ordem entre os ásanas, correndo o risco de alguma lesão. Existe alguma sequência? Alguma posição que sempre antecede outra, algo assim? Obrigada! "Namasté".

Últimos Posts

Confira também:

Related Posts with Thumbnails