sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Mitologia Hindu: Vishnu



Vishnu

Segundo a literatura Védica, Vishnu é a manifestação direta do supremo, encarregada da Criação Cosmica, e possui três aspectos básicos: KARANODAKASHAY, GARBODAKASHAY e KISHIRODAKASHAY.

Também conhecido como NARAYANA, VASUDEVA, JAGANNATHA, Vishnu é um dos deuses principais da trindade hindú. Representa SATTVAGUNA, o modo da bondade, e é responsável pela Sustentação, Proteção, e Manutenção do Universo.

Vishnu é a fonte original de todos os Avatares e deuses. Ele está Presente em cada átomo da criação, bem como no coração de todos os seres. Todos os univeros materiais saem de seus poros em seu aspecto de KARANODAKASHAY, a causa de todas as causas.

Vishnu é o BHAGAVAN original, ou seja, a fonte das seis opulências: Riqueza, Poder, Beleza, Fama, Conhecimento e Abnegação.
___

- Simbologia e Mitos:

Como é descrito no BHAGAVATA PURANA, Vishnu possui um rosto belíssimo e de expressão sempre agradável.
Seus menbros são perfeitos, livre de defeitos, seus olhos e lábios são rosados como o sol nascente. Os verdadeiros yogues meditam nessa forma transcedental situada no coração, sob a luz das unhas de seus pés de lótus, semelhantes a jóias.

Em seus quatro braços ele porta uma DUDARSHANA CHAKRA, (disco), GADA (maça), PADMA, (lótus e SHANKA (búzio).

Garuda, o gigante homem pássaro, é seu carregador.

Vishnu concede os frutos das ações aos seres vivos, ou seja, o resultado do KARMA bom ou mal, e é o controlados de todos os movimentos dos seres no universo.

É o outorgador de todas as bençãos. Ele é conhecido por sua bondade e por sempre atender aos pedidos de seus devotos. Seu planeta é espiritual, conhecido por SWETADWIPA ( Estrela Polar).
É dito que no mundo espiritual (VAIKUNTHA) que Vishnu é adorado com muito afeto e dedicação por centenas de milhões de LAKSHMIS, deusas da fortuna.
___

- O Mito:

Na mitologia hindu, Vishnu (em hindi विष्णु - da raiz sânscrita vishva, "tudo"), juntamente com Shiva e Brahma formam a trimurti, a trindade hindu, na qual Vishnu é o deus responsável pela manutenção do universo.

A esposa de Vishnu é a deusa Lakshmi, deusa da prosperidade e sorte, que o acompanha, encarnado na terra, como esposa de seus avatares.

Seu veículo é Garuda, a águia gigante.

Vishnu tem uma forte relação com a água (Nara), tanto que um de seus nomes é Narayana, aquele que flutua sobre as águas.

Ele é representado ao lado de uma Serpente com muitas cabeças.

Do seu umbigo, nasce uma flor de Lótus da qual emerge Brama, o deus criador do universo.

___

- Os Símbolos:

Nas duas representações comuns de Vishnu, ele aparece flutuando sobre ondas em cima das costas de um deus-serpente chamado Shesh Nag, ou flutuando sobre as ondas com seus quatro braços, cada mão segurando um de seus atributos divinos, uma concha, um disco de energia, um lótus e um cajado.

A concha se chama Pantchdjanya, que têm nela todos os cinco elementos da criação: ar, fogo, água, terra e éter. Quando se assopra nessa concha, pode se ouvir o som que deu origem à todo o universo, o Om.

O disco, ou roda de energia de Vishnu, se chama Sudarshana, e representa o controle dos seis sentimentos, servindo de arma para cortar a cabeça de qualquer demônio.

O Lótus de Vishnu, se chama Padma, e é o símbolo da pureza e representa a Verdade por trás da ilusão.

O cajado de Vishnu, se chama Kaumodaki, ele representa a força da qual toda a força física e mental do universo são derivadas.
___

- As Faces:

Segundo o hinduísmo, Vishnu vem ao mundo de diversas formas, chamadas avatares, que podem ser humanas, animais ou uma combinação dos dois. Todos esses avatares aparecem ao mundo, quando um grande mal ameaça a Terra; no total, existem dez avatares de Vishnu, dos quais nove já se manifestaram no nosso mundo - sendo Rama e Krishna os mais conhecidos - e um outro ainda está por vir. São eles:

  • Matsya, o Peixe;
  • Kurma, a Tartaruga;
  • Varaha, o Javali;
  • Narasimha, o Homem-Leão;
  • Vamana, o Anão;
  • Parashurama, o Homem com o machado;
  • Rama, o arqueiro;
  • Krishna
  • Buddha, o Iluminado (Sidarta Gautama)
  • Kalki, o espadachim montado a cavalo que ainda está por vir.
___

- Outros Nomes de Vishnu

Há uma famosa prece hindu chamada "Vishnusahastanama-stotra" (ou "Os Mil Nomes de Vishnu"). Esses nomes derivam dos atributos do deus. Eis alguns dos principais:

* Acyutah (firme, permanente)
* Ananta (sem fim, eterno, infinito)
* Kesava (de cabelo abundante e belo)
* Narayana (o que está sobre a água)
* Madhava (relacionado à primavera)
* Govinda (chefe dos pastores: um nome de Krishna)
* Madhusudanah (aquele que destrói o demônio Madhu)
* Trivikrama
* Vamana (anão)
* Aridhara
* Hrsikeshah
* Padmanabha (de cujo umbigo brota o lótus que contém Brama)
* Damodara (um nome de Krishna)
* Gopala (pastor: refere-se a Krishna)
* Janardanah
* Vāsudeva (filho de Vasudeva: refere-se a Krishna)
* Anantasayana
* Sriman
* Srinivasa

Um comentário:

Farofa de Batata =] disse...

Vick vc é de São Paulo? Porque aqui em SP tem um espaço chamado IPPB já ouviu falar? O dono é o Wagner Borges e ele explica mto sobre bioenergia e mitologia hindu, lendas e até exercícios dos iogues ^^

É perto daqui de casa e eu sempre vou =]

Miquilissssss
Bru

Últimos Posts

Confira também:

Related Posts with Thumbnails