A Fisiologia do Yoga – Parte 1
No dicionário Aurélio “yoga” é definida como um "sistema ortodoxo de filosofia da Índia, que constitui o lado prático do sistema Samkhya, no qual se expõem os meios fisiológicos e psíquicos que devem ser empregados para atingir a Moksa (libertação)".
O mestre Swami Shivananda, contextualiza em seu livro "Autobiografia (1984)":
"...recomendo insistentemente a meus discípulos que combinem os importantes ramos do Yoga com o trabalho abnegado e dinâmico - o qual não me canso de enfatizar - com o cultivo das virtudes, embora dê liberdade total à decisão individual do aspirante."
Na década de 60, DeRose coloca em evidência o Yoga Antigo (Prontuário de Yoga Antigo - DeRose) como sendo constituído, na sua forma ortodoxa, de oito partes (Ashtanga). Estas oito partes constituem as oito técnicas contempladas nas práticas do Yoga.
Atualmente existe uma discussão bastante acirrada sobre a área de domínio de que trata o Yoga.
A Educação Física tenta abarcar esta filosofia dentro de seus domínios, o que é impossível (EMENDA MODIFICATIVA AO PROJETO DE LEI Nº 7.370, DE 23/09/2004).
A explicação para tal ocorrência é simples. A Educação Física trata do condicionamento físico, ligado principalmente ao esporte. O Yoga trata de todos os condicionamentos sejam eles fisiológicos, psíquicos ou espirituais buscando dominá-los.
Fontes: Diversas Internet
2 comentários:
Esta foto é o Pedro Kupfer, praticando no Yoga Sangam 2009 em Mariscal. Essa foto está autorizada a ser veiculada? Os Créditos são de Huan Gomes
Nem sabia. Encontrei essa imagem no google e a achei que ela se identificava com o post.
De qq forma, estou substituindo.
obrigada
Postar um comentário