Yoga e Obesidade
A obesidade está ligada não somente à fatores genéticos e físicos, mas também à uma vida sedentária e à uma alimentação inadequada. Em alguns casos, a obesidade e a dificuldade em perder peso está intimamente ligada à fatores emocionais e psicológicos.
Nossa mente é nosso "carro condutor". O que cultivamos nela, levamos para nossa vida pessoal e interior. Por isso o yoga não é só uma prática física que meramente ajuda a perder ou controlar o peso. O yoga vai mais além: ajuda a equilibrar as funções dos órgãos internos, a perda de água acumulada no organismo, melhor funcionamento dos intestinos e sistema digestivo de um modo geral. O metabolismo agradece!
E claro, no fator psicológico e emocional, com a prática dos pranayamas (respiratórios) e meditação, ajudamos a controlar nossas emoções negativas (tais como a ansiedade, stress, inquietude, instabilidade emocional, depressão etc) e transformá-las em energia positiva, canalizando-as para o bem-estar do praticante.
Mas como sempre digo: cada caso é um caso. Cada organismo reage de uma forma diferente: em algumas pessoas os resultados são logo evidenciados; em outras, requer-se um pouco mais de tempo.
Só não espere que o Yoga resolva todos os seus problemas! O Yoga é uma ferramenta para o bem-estar que irá ajudá-lo a cuidar de seu corpo de forma mais positiva. E é de você que deve sempre partir as ações para que essa mudança seja gradual, efetiva e positiva em sua vida!
Pratique:
A sequência de saudação ao sol ajuda a queimar calorias
Posturas em pé
Flexões para trás
Inversões a vontade.
Flexões para trás
Inversões a vontade.
Observação:
Caso o excesso de peso se deva a condições emocionais, mantenha uma pratica regular de ásanas e inclua e concentre-se no pranayama e meditação para acalmar as emoções, os nervos e a ansiedade.
Alinhe a prática de yoga com uma alimentação saudável (isso é importantíssimo!!!!). Procure um bom médico ou nutricionista e mãos à obra!
Nenhum comentário:
Postar um comentário