sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Mantenha o Equilíbrio Emocional Através da Respiração

Mantenha o Equilíbrio Emocional Através da Respiração

“Calma, respire fundo.”


De fato, a calma advém da alteração do ritmo respiratório.  O ritmo respiratório influencia e reflete o nosso estado interior.
Assim,  quando você perceber que está ansioso, respire lenta e profundamente. Esse ritmo auxilia a amenizar a ansiedade. As técnicas respiratórias são importantes para adquirir e manter a serenidade interior e reestabelecer o equilíbrio não só emocional como também físico. Promovem a saúde e o bem-estar.

A respiração é portadora do “prana”, uma importante força vital largamente difundida pela doutrina hindu. O prana é nossa fonte de energia, de vida. Quando inspiramos, absorvemos o ar e somos abastecidos por essa importante energia.

Na Metafísica da saúde, a respiração representa um veículo de comunicação entre o mundo interno e o mundo externo. Nossa respiração é nosso elo de contato com o mundo externo, impedindo que nos isolemos de tudo e de todos, promovendo nossa integração com o ambiente.
A Metafísica da saúde relaciona os problemas respiratórios com a dificuldade de lidarmos com o ambiente – demonstra que a pessoa não está suficiente aberta para os acontecimentos à sua volta e tampouco sente-se livre para se expressar.

A respiração é composta pela inspiração e expiração. Em outro momento falaremos sobre mais dois estágios que são a retenção com ar e a sem ar.

Durante  a inspiração absorvemos o ar (nosso prana) levando o oxigênio para nossas células e sangue. Neste momento, metafisicamente falando, ocorre o ato em que os elementos externos penetram no mundo interno. É a nossa capacidade de absorver a vida.

Durante a expiração ocorre a eliminação do gás carbônico. Expelimos os conteúdos provenientes do interior do organismo e que são lançados no mundo externo. Está relacionado à nossa capacidade de se expor e deixar fluir nossos conteúdos interiores; é a livre expressão.

Portanto, o processo respiratório expressa a capacidade de absorver e se expor, uma troca, o dar e o receber.
-

Nenhum comentário:

Últimos Posts

Confira também:

Related Posts with Thumbnails